BOAS VINDAS



A Ciência constrói-se partilhando conhecimentos e experiências, trocando ideias, apresentando projectos de modo que todos possamos, acrescentando dia a dia um pouco mais, contribuir para o engrandecimento da ciência e valorização pessoal.
Este blog está aberto à participação de todos os alunos do 12ºC s
endo um fórum de apresentação dos seus projectos, de discussão e melhoria dos mesmos.

Os Temas dos Projectos em construção são os seguintes:
  • Ciência Forense
  • Alunos do Grupo:
    Cristiana, Lénia, Vanessa, Joana


  • Distúrbios Alimentares
  • Alunos do Grupo :
    Zita, Diana, Daniela, Nélson

  • Primeiros Socorros

  • Alunos do Grupo :
    Marta, Magda, Pedro, Albino

  • Perturbações Mentais
  • Alunos do Grupo :

Evander, Ana , Teresa, Manuela, Filipe




Dia Mundial da Diabetes...14 Nov

Dia Mundial da Diabetes...14.Nov

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Perturbações alimentares

O que são distúrbios alimentares?
Distúrbios alimentares são um conjunto de hábitos alimentares, práticas de controlo de peso, atitudes sobre a alimentação e o corpo, acompanhadas de um desequilíbrio psicológico, que resulta dessas mesmas práticas e atitudes.
Anorexia
É uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal)Negrito e stress físico. É uma perturbação do comportamento alimentar. Consiste essencialmente por uma excessiva perda de peso, a anorexia aparece predominantemente em indivíduos do sexo feminino, sobretudo em adolescentes e jovens. O medo de engordar faz com que os doentes adoptem um comportamento destinado a baixar o peso, reduzindo drasticamente a quantidade de alimentos.
Bulimia
As pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos e, depois, utilizam métodos compensatórios, tais como vómitos auto-induzidos, abuso de laxantes, diuréticos ou outras medicações, jejum prolongado ou exercício físico excessivo. É uma doença muito mais frequente no sexo feminino, especialmente nas adolescentes e jovens, sem história anterior de grandes restrições alimentares. Os episódios de ingestão compulsiva são explicados pela ingestão, num período curto de tempo (inferior a duas horas), de uma quantidade anormal de alimentos que a maioria das pessoas não conseguiria comer em circunstâncias iguais.
Ortodoxia
A ortorexia é um distúrbio psicológico caracterizado pela obsessão em alimentos naturais, iniciada a partir de uma preocupação exagerada em obter dietas saudáveis. Dessa forma, uma pessoa com tal distúrbio passa a retirar de sua alimentação tudo o que contém açúcar, agrotóxico, substâncias artificiais, que é enlatado, gorduroso e de procedência desconhecida.

Sem comentários: