BOAS VINDAS



A Ciência constrói-se partilhando conhecimentos e experiências, trocando ideias, apresentando projectos de modo que todos possamos, acrescentando dia a dia um pouco mais, contribuir para o engrandecimento da ciência e valorização pessoal.
Este blog está aberto à participação de todos os alunos do 12ºC s
endo um fórum de apresentação dos seus projectos, de discussão e melhoria dos mesmos.

Os Temas dos Projectos em construção são os seguintes:
  • Ciência Forense
  • Alunos do Grupo:
    Cristiana, Lénia, Vanessa, Joana


  • Distúrbios Alimentares
  • Alunos do Grupo :
    Zita, Diana, Daniela, Nélson

  • Primeiros Socorros

  • Alunos do Grupo :
    Marta, Magda, Pedro, Albino

  • Perturbações Mentais
  • Alunos do Grupo :

Evander, Ana , Teresa, Manuela, Filipe




Dia Mundial da Diabetes...14 Nov

Dia Mundial da Diabetes...14.Nov

domingo, 2 de novembro de 2008

Dossier do projecto


Escola Secundária de Rocha Peixoto

Área de Projecto 12º ano C


Dossier do Projecto

Como se faz um dossier do projecto?



O dossier do projecto é constituído pelo conjunto de documentos recolhidos/ produzidos pelo grupo e que reflectem o trabalho desenvolvido para se concretizar o projecto. Deve reflectir o processo de desenvolvimento do trabalho produzido desde o primeiro esboço do projecto até à sua apresentação final. Assim a sua produção e organização decorrem ao longo do ano à medida que o grupo progride no seu trabalho.
O dossier de projecto não se limita à recolha de materiais recolhidos e produzidos: inclui os registos das diferentes evoluções, crises e desenvolvimentos. Assim, devem constar deste dossier:



1-Evolução do projecto

• O processo de selecção do tema do projecto;
• Os planos de investigação;
• As diferentes versões do projecto;
• As razões das reformulações;
• Os documentos produzidos pelo grupo (várias versões e respectivas reformulações);
• Discriminação das tarefas de cada elemento do grupo;
• Registo das actividades não realizadas e respectiva justificação.

2-Calendarização

• Calendarização das diferentes etapas;
• Cronogramas semanais e mensais;
• Cumprimento/ incumprimento da calendarização com justificação.


3-Materiais produzidos

• Fichas de leitura das várias fontes – livros, revistas, jornais, internet, etc.
• Questionários, inquéritos, entrevistas, grelhas de observação, etc., devidamente registados e justificados;
• Formulários produzidos: credenciais, cartas, pedidos de autorização, solicitação de orçamentos;
• Fichas com a identificação dos recursos utilizados, dificuldades sentidas e formas de as superar;
• Ficha de registos de contactos: pessoas, instituições, empresas, etc.

4-Avaliação

• Auto-avaliação- cada elemento regista a sua auto-avaliação descrevendo os elementos mais relevantes do trabalho que fundamentam a sua apreciação;

• Hetero-avaliação- avaliação feita por cada elemento relativamente aos colegas. Pode integrar comentários registados por outros elementos que colaboraram ou acompanharam, de algum modo, o projecto



Apresentação do dossier do projecto

A apresentação do dossier do projecto é muito importante: o aspecto deve ser limpo e cuidado, e organizado fisicamente de modo a ser fácil a sua consulta. Seguem-se breves indicações sobre a apresentação formal do dossier de projecto:

• O dossier do projecto deve integrar na folha de rosto a identificação: escola, disciplina, tema do projecto, nome do professor, membros do grupo e data;
• As diferentes componentes do dossier de projecto devem estar claramente definidas: índice, introdução, secções, conclusão, bibliografia. Pode-se prever a inclusão de um índice global e de índices parciais;
• As secções devem ser facilmente reconhecidas, por exemplo, através de separadores identificados; podem incluir uma secção com anexos;
• O texto deve ser digitado conforme as normas já definidas, deve ter uma apresentação sóbria, as páginas numeradas, os títulos e subtítulos hierarquizados.

Pode-se encarar a hipótese do dossier de projecto ter a forma digital. Deverá ter todas as características descritas à qual se deverá acrescentar a facilidade de consulta e a interactividade.

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