BOAS VINDAS



A Ciência constrói-se partilhando conhecimentos e experiências, trocando ideias, apresentando projectos de modo que todos possamos, acrescentando dia a dia um pouco mais, contribuir para o engrandecimento da ciência e valorização pessoal.
Este blog está aberto à participação de todos os alunos do 12ºC s
endo um fórum de apresentação dos seus projectos, de discussão e melhoria dos mesmos.

Os Temas dos Projectos em construção são os seguintes:
  • Ciência Forense
  • Alunos do Grupo:
    Cristiana, Lénia, Vanessa, Joana


  • Distúrbios Alimentares
  • Alunos do Grupo :
    Zita, Diana, Daniela, Nélson

  • Primeiros Socorros

  • Alunos do Grupo :
    Marta, Magda, Pedro, Albino

  • Perturbações Mentais
  • Alunos do Grupo :

Evander, Ana , Teresa, Manuela, Filipe




Dia Mundial da Diabetes...14 Nov

Dia Mundial da Diabetes...14.Nov

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Perturbações alimentares

O que são distúrbios alimentares?
Distúrbios alimentares são um conjunto de hábitos alimentares, práticas de controlo de peso, atitudes sobre a alimentação e o corpo, acompanhadas de um desequilíbrio psicológico, que resulta dessas mesmas práticas e atitudes.
Anorexia
É uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal)Negrito e stress físico. É uma perturbação do comportamento alimentar. Consiste essencialmente por uma excessiva perda de peso, a anorexia aparece predominantemente em indivíduos do sexo feminino, sobretudo em adolescentes e jovens. O medo de engordar faz com que os doentes adoptem um comportamento destinado a baixar o peso, reduzindo drasticamente a quantidade de alimentos.
Bulimia
As pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos e, depois, utilizam métodos compensatórios, tais como vómitos auto-induzidos, abuso de laxantes, diuréticos ou outras medicações, jejum prolongado ou exercício físico excessivo. É uma doença muito mais frequente no sexo feminino, especialmente nas adolescentes e jovens, sem história anterior de grandes restrições alimentares. Os episódios de ingestão compulsiva são explicados pela ingestão, num período curto de tempo (inferior a duas horas), de uma quantidade anormal de alimentos que a maioria das pessoas não conseguiria comer em circunstâncias iguais.
Ortodoxia
A ortorexia é um distúrbio psicológico caracterizado pela obsessão em alimentos naturais, iniciada a partir de uma preocupação exagerada em obter dietas saudáveis. Dessa forma, uma pessoa com tal distúrbio passa a retirar de sua alimentação tudo o que contém açúcar, agrotóxico, substâncias artificiais, que é enlatado, gorduroso e de procedência desconhecida.

O que são perturbações mentais?

A doença mental é com frequência relacionada com o mendigo que deambula pelas ruas, que fala sozinho, com a mulher que aparece na TV dizendo ter 16 personalidades e com o homicida “louco” que aparece nos filmes.
Palavras como “maluco”, “esquizofrénico”, “psicopata” e “maníaco”, são vulgarmente utilizadas na linguagem do dia-a-dia.
As pessoas olham-se e dizem: “Isto não me vai acontecer de modo nenhum, não sou maluco, venho de uma família sólida” ou, então, “ a doença mental não me afecta, isso é problema dos outros.”
O Estigma relacionado com a doença mental provém do medo do desconhecido, dum conjunto de falsas crenças que origina a falta de conhecimento e compreensão.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Primeiros Socorros- Suporte Básico de Vida

Perturbações Mentais

Temos como finalidade deste projecto elucidar a sociedade sobre algumas das doenças mentais mais frequentes.
Para isso iremos publicar panfletos trimestrais onde falaremos das doenças e daremos conselhos sobre como actuar com este tipo de doentes. Organizaremos também palestras sobre o tema.
No 1ºPeríodo iremos fazer uma busca sobre o tema, elaboração de inquéritos e entrevistas. Iremos falar com psicólogos para nos ajudarem e participarem nas palestras. A criação deste blog é uma das actividades para este período.
No 2ºPeríodo vamos realizar as entrevistas e os inquéritos à população e a preparação para a 1ªpalestra.
No 3ºPeríodo finalizaremos com a apresentação final do projecto.

É esta a previsão que temos para o nosso ano lectivo em área de projecto.
Esperámos que a população que nos envolve fique mais atenta a estas perturbações.
Ao longo do tempo iremos introduzir coisas novas!

Pensem nisto antes de maltratarem um doente mental!
E SE UM DIA FOSSES TU?

O que são os primeiros socorros?


> Os Primeiros Socorros ou socorro básico de urgência são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das lesões existentes.

> A prestação dos Primeiros Socorros depende de conhecimentos básicos, teóricos e práticos por parte de quem os está aplicando.

> O restabelecimento da vítima de um acidente, seja qual for a sua natureza, dependerá muito do preparo psicológico e técnico da pessoa que prestar o atendimento.

> O socorrista deve agir com bom senso, tolerância e calma.

Objectivos do grupo de trabalho primeiros socorros


> Aprender a lidar com situações de risco;

> Manter a comunidade escolar informada (através de publicação de panfletos);

> Sensibilizar alunos e restante comunidade escolar da importancia na prevenção de acidentes na escola;

> Melhorar o conhecimento dos professores, auxiliares de acção educativa e pais têm sobre as medidas necessárias a adoptar no caso de urgências mais frequentes.

domingo, 2 de novembro de 2008

Dossier do projecto


Escola Secundária de Rocha Peixoto

Área de Projecto 12º ano C


Dossier do Projecto

Como se faz um dossier do projecto?



O dossier do projecto é constituído pelo conjunto de documentos recolhidos/ produzidos pelo grupo e que reflectem o trabalho desenvolvido para se concretizar o projecto. Deve reflectir o processo de desenvolvimento do trabalho produzido desde o primeiro esboço do projecto até à sua apresentação final. Assim a sua produção e organização decorrem ao longo do ano à medida que o grupo progride no seu trabalho.
O dossier de projecto não se limita à recolha de materiais recolhidos e produzidos: inclui os registos das diferentes evoluções, crises e desenvolvimentos. Assim, devem constar deste dossier:



1-Evolução do projecto

• O processo de selecção do tema do projecto;
• Os planos de investigação;
• As diferentes versões do projecto;
• As razões das reformulações;
• Os documentos produzidos pelo grupo (várias versões e respectivas reformulações);
• Discriminação das tarefas de cada elemento do grupo;
• Registo das actividades não realizadas e respectiva justificação.

2-Calendarização

• Calendarização das diferentes etapas;
• Cronogramas semanais e mensais;
• Cumprimento/ incumprimento da calendarização com justificação.


3-Materiais produzidos

• Fichas de leitura das várias fontes – livros, revistas, jornais, internet, etc.
• Questionários, inquéritos, entrevistas, grelhas de observação, etc., devidamente registados e justificados;
• Formulários produzidos: credenciais, cartas, pedidos de autorização, solicitação de orçamentos;
• Fichas com a identificação dos recursos utilizados, dificuldades sentidas e formas de as superar;
• Ficha de registos de contactos: pessoas, instituições, empresas, etc.

4-Avaliação

• Auto-avaliação- cada elemento regista a sua auto-avaliação descrevendo os elementos mais relevantes do trabalho que fundamentam a sua apreciação;

• Hetero-avaliação- avaliação feita por cada elemento relativamente aos colegas. Pode integrar comentários registados por outros elementos que colaboraram ou acompanharam, de algum modo, o projecto



Apresentação do dossier do projecto

A apresentação do dossier do projecto é muito importante: o aspecto deve ser limpo e cuidado, e organizado fisicamente de modo a ser fácil a sua consulta. Seguem-se breves indicações sobre a apresentação formal do dossier de projecto:

• O dossier do projecto deve integrar na folha de rosto a identificação: escola, disciplina, tema do projecto, nome do professor, membros do grupo e data;
• As diferentes componentes do dossier de projecto devem estar claramente definidas: índice, introdução, secções, conclusão, bibliografia. Pode-se prever a inclusão de um índice global e de índices parciais;
• As secções devem ser facilmente reconhecidas, por exemplo, através de separadores identificados; podem incluir uma secção com anexos;
• O texto deve ser digitado conforme as normas já definidas, deve ter uma apresentação sóbria, as páginas numeradas, os títulos e subtítulos hierarquizados.

Pode-se encarar a hipótese do dossier de projecto ter a forma digital. Deverá ter todas as características descritas à qual se deverá acrescentar a facilidade de consulta e a interactividade.